Jornal e juventude

 Jornal e juventude
Os jornais produzidos pelos jovens do Projovem nos possbilitam dentre muitas coisas, perceber o quão complexo é o universo juvenil que geralmente fica em segundo plano para a maior parte da sociedade, como se esta etapa da vida ainda fosse marcada apenas pelos mitos construidos por nossa sociedade como sem problemas ou preocupações. Nossos jovens tem muitas dificuldades e  esperanças, talvez precisemos aprender com eles, que estas dificuldades não podem ser maiores que a vontade de viver e ser feliz.
Nesta página valorizamos os textos dos jovens publicados nos jornais de cada núcleo como forma de aumentar o potencial de  dissiminação da produção dos jovens do Projovem Urbano.

 TELEVISÃO *


A TV faz parte da nossa vida
traz programas pra se ver
está em todos os lares
é uma forma de lazer.

Donas de casa se divertem
vendo as cenas das novelas
crianças gostam de desenhos
até culinária tem na tela.

Tudo circula com rapidez
aulas, músicas e informação
notícia do mundo inteiro
até esporte tem transmissão.

* Israel Aquino - Aluno do núcleo Martonz de Aguiar

ARTIGO DE OPINIÃO
Nas escolas de todo o Brasil, a violência vem causando transtornos aos alunos, aqui em Fortaleza cresce assustadoramente o número de assaltos dentro das dependências do colégio e fora do mesmo, a marginalidade aumenta à medida em que as leis do nosso pais não funcionam e tendem a piorar cada vez mais. Alunos estão entrando armados em sala de aula sem serem revistados, entram com drogas e fazem praticamente tudo que eles querem, pois até mesmo os vigias ficam intimidados a revistarem os alunos, porque sabem que estão lhe dando com pessoas de má índole.
Recentemente os jornais noticiaram que um aluno entrou em sala de aula portando uma arma de fogo e fez uma chacina, matando vários alunos e depois atirou em si mesmo cometendo suicídio. Notícias como essas vivem circulando o tempo todo por aí. São pessoas desequilibradas que acabam copiando coisas que acontecem em países vizinhos. O caso citado acontecera anos atrás nos Estados Unidos “campeão de violências deste tipo”. A violência não é uma doença incurável, porém necessita que as autoridades se mexam, criem nas comunidades e nas escolas programas que venham a educar as crianças e adolescentes no sentido de transformarem futuros cidadãos, os que agora podem se tornar marginais periculosos.
O esporte é uma das soluções para atrair os jovens para as salas de aula dando a eles dignidade. Poderiam também, oferecerem cursos profissionalizantes para que os alunos saiam do curso capacitados para entrarem no mercado de trabalho. Essas seriam soluções para afastarem as crianças e adolescentes do mundo das drogas e da marginalidade. 
Michel Ângelo:  ex- aluno e colaborador do PROJOVEM URBANO


DROGAS: TEMA DO NOSSO PLA
O maior problema de hoje em dia é o uso de drogas que está tomando conta dos jovens Muitos começam a usar só na brincadeira, mas depois  a coisa fica séria.
Atualmente o maior número de mortes são de jovens que estão morrendo, porque casa vez mais se afundam no mundo das Drogas. Quando não sáo usuários são traficantes.
A pior coisa que tem é usar droga, porque a pessoa fica fora de si, não sabe nem o que tá fazendo. Quanto mais usa quer mais e nem sempre tem de onde tirar. Primeiro vai tirando de dentro de casa e depois vai atrás de arranjar o dinheiro na rua, fazendo coisas erradas e assim vai, até ser preso ou morrer porque as drogas só tem esses dois caminhos. O nome já diz tudo, é uma droga. 
Elane de Sousa Pires Turma E- Hilberto Silva


ATENÇÃO !!! DENGUE!!!
O Ceará inteiro não pode ser derrotado por um mosquito. Evite água parada em pneus e plantas, esvazie garrafas,latas e recipientes que podem acumular água. Tampe caixas d'água, cisternas e outros recipientes de água.
Mª Aparecida – Turma C - Núcleo Maria de Carvalho

 
Violência e a Drogas

A violência e o consumo de drogas nas escolas, e no cotidiano é apenas mais uma dos variados tipos de violência que cercam os jovens : a violência familiar, social, verbal, física, entre tantas outras. O que acontece, é que os jovens necessitam de mais atenção dos pais, de envolvimento em palestras na escola, etc. Deve-se ter uma atenção diferenciada com aquel pessoa que é indisciplinado e/ou tem dificuldade de aprendizagem. Não iremos dizer que a violência vem somente das escolas! O assunto merece muitas discussões e reflexões. além de combater as causas, também entender e tentar controlar suas consequências. O problema das drogas é muito maior e não será solucionado enquanto a sociedade não se conscientizar da sua importância, principalmente porque as drogas não escolhem vítimas, não respeitam classes sociais e nem mesmo se preocupam com o poder aquisitivo das pessoas. Simplesmente elas chegam, Para todos os que acham que seus filhos jamais serão atingidos pelas drogas, devo mencionar o "A chuva não cai apenas no telhado do vizinho, ela cai no nosso telhado também."
LUANA SILVA – turma C - Núcleo Rebouças Macambira

A VISÃO DA GALERA SOBRE SOLIDARIEDADE.

É o momento em que todos nós nos compadecemos com o sofrimento do próximo. Por um instante, esquecemos o orgulho, a vaidade, o preconceito, as intrigas, as mágoas, as desavenças e tudo aquilo que nos impede de ajudar a quem precisa. Está escrito que devemos fazer o bem sem olhar a quem. Não existe nada mais especial e gratificante do que ajudar alguém que  necessita. Não dê presentes valiosos, nem faça festas com grandes decorações. Dê amor, carinho, um abraço, um aperto de mão, ou uma palavra sincera de consolo. Isso não tem preço. É simples e é de graça.

 ANTÔNIO JÚNIOR DE SOUZA TURMA: C
Núcleo Vicente Fialho


A MULHER E O TRABALHO.
         Podemos dizer, sem medo de errar, que acabou o tempo em que a mulher vivia exclusivamente para o lar e para os filhos. A mulher atual vive de uma forma completamente diferente, muito mais voltada para o seu crescimento pessoal e profissional.
Umas das principais mudanças que podemos observar é o fato das mulheres atuarem em áreas que eram exclusivamente dos homens. Podemos encontrar exemplos bem simples e cotidianos: encontramos mulheres dirigindo ônibus, trabalhando na área de vigilância e até mesmo no ramo da construção civil, como pintoras, eletricistas, pedreiras.
Isso mostra o espaço crescente que a mulher vem conquistando dentro do mercado de trabalho e ajuda a demolir a idéia de que elas são o sexo frágil e que devem depender do pai ou do marido.
Sueli ( Turma D ) _ Núcleo  Denisard Macedo
 

 

 

 

Mais atitude! Meio Ambiente *

Hoje em dia falar do meio ambiente é uma coisa muito comum, pois só o que vemos são pessoas criando maneiras para diminuir as queimadas, a falta de água e a preservação dos animais. Mas só ideias sem resultados não adiantam nada. As pessoas falam em preservar o meio ambiente, mas poucas são as que fazem isso no dia a dia. Não jogar lixo nas ruas é uma das maneiras que devíamos adotar, mas as pessoas não ligam para isso. Tem até pessoas que dizem que aquecimento global não existe, que isso é mentira. Aquecimento global existe sim e está presente no nosso cotidiano, pois o sol está tão quente que temos que sair de casa com protetor solar. Isso é só o começo se não começarmos de hoje a mudar essa situação. Temos que fazer nossa parte hoje para que no futuro não nos arrependamos por ser tarde demais.
Egberto Gomes da Silva

 * Texto publicado na ultima edição do Jornal





Conferência de Juventude

MARCANDO PRESENÇA

Eu achei muito interessante pois estávamos reunidos para debater sobre o que era importante para os jovens e para a comunidade. Falamos sobre trabalho, educação, meio ambiente, oportunidade de qualificação para o primeiro emprego e também sobre os cursos que poderiam ter gratuitos para a juventude, como enfermagem, corte e costura, língua estrangeira e etc. Fizemos escolhas e votamos no que seria melhor para toda juventude. Além de ser muito legal e divertido tivemos oportunidade de conhecer gente nova e trocar conhecimentos e experiências sobre diversos assuntos. Foi um dia inesquecível para mim e acredito que para todos que estavam lá.

Viviane Nascimento Turma -D Sobre a convenção da juventude só tenho a parabenizar a prefeitura de Fortaleza por reunir tantos jovens para pedir opiniões e falar sobre nossos direitos, nos ensinar a defender nossos ideais com tanta fé e força. Ao chegarmos no CUCA fomos bem recebidos por alunos de outras escolas e bem servidos de alimentação, segurança, e atenção de todos os organizadores. O que me chamou muito atenção foi que fomos separados por temas como educação , saúde, lazer e etc. Chegando nas salas foi mostrado idéias que nós defenderíamos, debatemos sobre elas por muito tempo, depois elegemos um representante para defender as opiniões que tivemos. Nosso atual governo está disposto a escutar e fazer acontecer. Wilijohnata Gomes Turma – D

Nenhum comentário:

Postar um comentário