A dificuldade de acesso às tecnologias é uma violência contra o cidadão... Esse tema integrador foi o mote inicial para o trabalho de planejamento pedagógico do Pólo 3 no úlitmo dia 18/06. De que tipo de violência estamos tratando quando discutimos o não acesso à tecnologia? O que compreendemos por tecnologias sociais? Como a tecnologia( seu acesso) pode promover cidadania?
A partir do debate sobre a temática, os professores articularam diferentes diferentes de comunicação e expressão artística de forma a elaborar juntamente com jovens mecanismos que provoquem movimento de reflexão sobre a importância do acesso às tecnologias de forma ampla e democrática, compreendendo melhor a que tipos de violência estamos expostos.
Os educadores divididos em grupos, elaboraram sínteses do debate utilizando diferentes linguagens artísticas como teatro de fantoches, cordel, teatro imagem, música, painel, vídeo. Cada equipe escolheu uma linguagem artística para trabalhar no planejamento do núcleo. A orientação do trabalho com as diferentes linguagens artíticas está presente no PPP do Projovem Urbano .
Segue alguns registros das produções dos educadores:
CORDEL – TECNOLOGIA E CIDADANIA
Autoria: Assistentes Sociais
Senhores e senhoras
Viemos aqui apresentar
A peleja da tecnologia
E do saber popular
Por isso preste atenção
No que vamos falar
Desde o principio da humanidade
As descobertas da tecnologia
Como o fogo, a roda, a nossa vida influencia
Transformando os nossos costumes
Inspirando até a poesia
"ABC NET”
Autoria: Educadores de Matemática
REFRÃO
La, laia, laia, laia ( 3x)
Quero ver tu acessar
O desconhecimento da tecnologia
Pode trazer violência , seja noite, seja dia
Pode tirar seu emprego , até sua alegria
Use a net , meu amigo , ganhe o mundo com magia
(REFRÃO)
Ninguém que me contratar
E o que eu falo pra Maria
Pois o rango vai faltar
Na panela todo dia
Eu ainda hei de ver o Tupã tupiniquim
Divulgando sua cultura, com sua senha e login
E o João cabra- da –peste
Capinando na internet
Pelejando o facebook
Uma prosa com a Ivonete
Nenhum comentário:
Postar um comentário