Tecnologia social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
É uma proposta inovadora que considera a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação de determinado programa.
Baseia-se na disseminação de soluções para problemas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
As tecnologias sociais podem aliar sabedoria popular, organização social e conhecimento técnico-científico. O que realmente importa é que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala. Bons exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro (mistura de 2 colheres, das de sopa, cheias de açúcar e 1 colher das de chá, rasa, de sal com 1 litro de água, que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semiárido nordestino, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário